sábado, 19 de julio de 2008

CHEGANDO NA ESPANHA

Chegou na Espanha, está sozinho(a), não tem nenhuma conhecido, não tem onde morar, não fala espanhol, não tem grana suficiente para manter-se por alguns mesessem trabalhar e precisará de trabalho urgente para as despesas e não sabe o que fazer? Não se desespere, aqui vão as dicas.

Mas saiba que: Trabalhar na Espanha com visto de turista é ilegal e se for pego trabalhando você será preso, deportado e terá o passaporte cancelado.

Preparativos para a Viagem:

A primeira coisa que você precisa é escolher bem o lugar em que deseja viajar (Dependendo se sua viagem é para Estudar, Trabalhar ou Passear). Em seguida ter em mãos alguns guias da Cidade ou Província que pretende ir e que contenha o mapa a Cidade ou Província, apas com Guías de Ruas, Hoteis e Pensões, Restaurantes, Bares, Faculdades e Universidades, Escolas, Supermercados, Hospitais, Meios de Transportes como: Ônibus, Taxis, Metrôs e ainda dependendo do caso se dá pra ir trabalhar ou estudar de bicicleta como é comum em muitas localidades da Espanha. Aidéia inicial é chegar na Espanha com suas idéias e dúvidas exclarecidas e por mais dificil que seja o primeiro contato com um outro País. Abaixo os passos seguintes a serem tomados.

7 Passos para quem vai para a Espanha:

1° - Você precisa de um guia local, da cidade ou província que pretende morar, com esse guia você aprenderá a andar pela cidade ou província e escolha um guia com dicas de hoteis, pensões, albergues. Guias, Jornais e Revistas especializadas em imóveis, albergues restaurantes e em como andar pela espanha você encontra mo aeroporto mesmo ou em livrarias perto dos aeroportos.
2° - Você irá comprar um jornais locais de imóveis. Na Espanha tem jornais específicos de imóveis e classificados com ofertas dos mais variados tipos de Casas, Apartamentos e até de pessoas querendo dividir acomodações.
3° - Você agora precisa de tabalho. Então terá que comprar jornais locais com classificados de empregos, e caso não consiga nada, terá que andar muito até as faculdades, universidades e escolas que tenham cursos de idiomas e cursos diversos para estrangeiros, pois lá irá conhecer pessoas que precisam de alguém para trabalhar ou indicarão um trabalho para você e até uma casa ou Apartamento para dividir com alguém. O fato de andar bastante fará com que você conheça muito bem a cidade ou província que irá morar e também com isso irá ouvir o idioma e quanto mais ouvir melhor irá entender e aprender. Por isso não tenha medo de andar e perguntar.
4° - Tenha cuidado em metrôs, ônibus e lugares públicos, por causa da imigração, evite falar alto em português em lugares muito públicos como e pontos de ônibus, estações de metrôs etc. Só por precaução e paraque não tenha problemas com a imigração. Quando digo para não falarem alto, não quero dizer que não poderão conversar ou pedir informações, quero dizer é que brasileiros são normalmente mais “barulhentos” e “meio bagunceiros” e acabam estrapolando nas risadas e nas conversas e com isso acabam chamando muita atenção. Mas não é motivo pra viver “mudo”, pelo contrário você deve perguntar e conversar com espanhóis, ou em espahol com quem quer que tenha oportunidade sempre que necessário e para que treine o idioma espanhol ouvindo e falando o máximo possivel.
5° - Caso não consiga nada mesmo, você pode procurar na casa Brasil-Espanha, que é um local para brasileiros e lá eles oferecem café da manhã, almoço e jantar e acomodações. Saibam que o ideal é sair do Brasil com reserva de hotel de pelo menos 7 dias para que vocês tenham tempo de procurar acomodações permanentes (casa, apartamento ou quarto).
6° - Esteja ciente de que você estará num País comletamente diferente do seu, as leis da Espanha estarão contra você caso você esteja ilegal ou cometa qualquer crime ou cometa qualquer erro que vá ferir a contituição e as leis espanholas. Estando ciente disso e tendo em mente que você quer trabalhar, estudar ou viver na Espanha, saiba que seus conterrâneos brasileiros não serão seus amigos, a não ser que sejam pessoas do seu convívio no Brasil ou parentes dependendo do caso. Infelizmente boa parte dos brasileiros morando na Espanha não farão nada para ajudar e se puderem fazer alguma coisa para atrapalhar, podem ter certeza que farão. Muitos por medo de perder o que conquistaram, medo da concorrencia, falta de caráter, ou para se darem bem as cistas de pessoas desavisadas longe da familia e por que sabem que estão ilegais. Desconfiem de todo mundo no inicio ou até que conheçam com quem estão convivendo.
7° - É a mais importante a ser tomada para quem quer vencer na Espanha, que é: Não desista de forma alguma, mesmo que esteja passando algumas dificuldades, esteja preparado para ter que virar-se sem nenhuma ajuda. Leve dinheiro suficiente para manter-se (Aluguel, alimentação, transporte, remédios ou coisas pessoais) por pelo menos 3 meses sem trabalhar. Não vá viajar com dinheiro contado, pois se houver algum imprevisto, você terá condições de manter-se e de virar-se sozinho(a).

No hay comentarios: