martes, 22 de julio de 2008

ONDE MORAR EM SEVILLA

Quem ainda está no Brasil e de malas prontas para viver na Espanha sempre fica com a dúvida na cabeça: onde vou morar?

Eu não tive este problema porque tenho família por aqui, mas a maioria vai ter que bater pé atrás de um teto.

Os alunos de intercambio costumam dividir apartamentos com outros alunos. Na verdade todo mundo faz isso, até quem vem para trabalhar. É muito comum dividir custos com gente desconhecida e melhor ainda se não forem brasileiros, porque assim dá para praticar mais o espanhol (ou inglês).

O primeiro passo a fazer é procurar na internet por sites de ofertas de alquiler. Outra opção é procurar por cartazes espalhados nas Universidades. NÃO caia na roubada de procurar uma agencia de aluguel (eu fui alertado também). Depois de algum dia sem encontrar nada compras um jornalzinho chamado Cambalache (o nome já diz tudo) e começas a encontrar ofertas bem baratas pro seu bolso. Você liga e eles te pedem 200 euros para procurar por você e dizem que as ofertas do jornal já foram ocupadas. É tudo mentira para você cair na conversa deles. Picaretagem também existe por esses lados.

Existem duas opções:
1) Dividir apartamento
2) Alugar um apartamento

Cada uma tem seus prós e contras e vou tentar contar aqui.

1º Todos os apartamentos já estão mobiliados. Não precisa se preocupar com nada. Muitos têm lençóis e toalhas, mas nem todos (é bom trazer uns para os primeiros dias). Todos têm equipamentos de cozinha e demais eletrodomésticos essenciais.
2º Alugar um quarto é muito mais fácil que alugar um apartamento, por vários motivos, mas o principal é a burocracia. Para alugar um apartamento necessitas uma série de documentos, que vai depender da boa vontade do proprietário ou se ele já está acostumado a alugar para estudantes e estrangeiros. Normalmente existem contratos de um ano e fianças no valor de um ou dois alugueis. Quando você subalugar um quarto, supões-se que outra pessoa já passou por toda essa burocracia de papeis e você pode acertar um contrato mais informal do tipo boca a boca ou até assinar um.
3º Quando se aluga um apartamento completo você pode escolher quem vão ser “companheiros de piso”.
4ª Agosto é uma ótima época para alugar um apartamento. É período de férias aqui e a maioria dos estudantes foi embora. Em setembro começam a chegar outra vez e me contaram que a procura é bem alta (ainda não vivenciei isso), mas que no final todos conseguem arrumar um cantinho.
5º os alugueis estão uma fortuna. Não se encontra apartamento completo com 3 quartos por menos de 650, 700 euros (longe do centro) e os preços dos quartos variam entre 250 e 350 euros. Na maioria das vezes as contas de água, luz, gás e internet são pagas a parte.
Eu comparto piso com dois espanhóis que trabalham no mesmo pueblo que eu. Não é a melhor coisa do mundo, mas também não é a pior.
Vou colocar aqui alguns sites que podem ajudar a encontrar um piso por aqui:

No hay comentarios: